Você pode nunca ter pensado nisso, mas a iluminação do seu trabalho não é uma questão de sorte. Há uma série de regulamentos sobre iluminação no local de trabalho, que inclui o Decreto Real 486/1997, de 14 de abril. Embora seja verdade que este decreto não trata de iluminação, mas de segurança e saúde no trabalho, a verdade é que inclui diferentes aspectos relacionados à iluminação. Esses regulamentos estão intimamente relacionados aos de eficiência e economia de energia.

Regulamentos de iluminação Em um dos anexos do mencionado decreto real, existem regras sobre quais condições de iluminação devem ser atendidas no local de trabalho. Uma das primeiras coisas que se afirma é que a iluminação deve ser adaptada ao local de trabalho e que os riscos e requisitos visuais das tarefas a serem desenvolvidas devem ser considerados.

Importância da luz natural

A nível europeu, existem algumas regras em que as empresas são obrigadas a reduzir o consumo de eletricidade, a poluição e a pegada ambiental. Uma das maneiras pelas quais essa redução de consumo é buscada é com um maior uso da luz natural, deixando o artificial apenas quando não temos visibilidade adequada. Isso coloca os diferentes tipos de luz em ordem; primeiro teríamos a luz natural, depois a artificial geral e, finalmente, a luz focalizada, que ilumina uma área especial.

Níveis mínimos de iluminação

Os regulamentos espanhóis exigem um nível mínimo de iluminação de acordo com os requisitos visuais dessa empresa. Esse nível é determinado pela unidade de luminância da luz. Se a necessidade for baixa, o mínimo será 100 lux; se estiver alto, deve atingir mil lux. Outra das diferenciações vem com base na frequência de utilidade que é dada à área. Se essa frequência for baixa, serão necessários 50 lux; se a frequência for alta, serão necessários 100 lux. Outro aspecto que faz com que esses dados variem é o risco de acidentes.

Distribuição nas áreas de trabalho

A distribuição da luz de acordo com a área de trabalho deve ser muito uniforme, o que quase não é perceptível. Deve-se evitar, e é muito importante, que a luz natural e artificial ofusque, especialmente se for uma área em que você trabalha diretamente. Outro aspecto a ser levado em consideração é a segurança nas diferentes áreas, por isso deve haver iluminação de emergência , para que, em caso de problema, as saídas estejam corretamente acesas.

Aspectos a considerar na iluminação

Contraste A informação visual que detectamos vem, em maior medida, da variação ou contraste que nosso olho é capaz de detectar. Essa sensibilidade ao contraste está relacionada à luminância adaptativa.

Percepção de cores

A cor é outro parâmetro importante da estimulação visual. O olho humano é capaz de diferenciar variações muito pequenas de cor, mas não somos capazes de reconhecê-las todas. Para garantir que o olho humano capte bem as cores, deve-se levar em consideração o seguinte:

 

O nível de luminância da adaptação é suficientemente alto

Que a lâmpada emite um espectro contínuo de cores

Que a iluminação artificial seja o mais semelhante possível da luz natural

Fonte: https://elblogenergia.com/decoracion/iluminacion/iluminacion-puesto-trabajo

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/