É considerado um documento chave nas nossas vidas: capaz de abrir muitas portas, se for bem feito, ou fechar muitas janelas, se não lhe prestarmos a devida atenção. Pensar e escrever um currículo (CV) é um verdadeiro desafio. É um documento que resume aquilo que somos capazes de fazer e que tem de conseguir causar uma boa impressão, como se não houvesse espaço para segundas oportunidades. Mas, afinal, o que é que os líderes valorizam num CV?

O CV é o documento que aumenta as hipóteses de conseguirmos uma entrevista presencial. Deve resumir de uma forma simples o nosso percurso e experiência e “cativar” quem o analisa. O jornal ECO consultou alguns especialistas nesta matéria, procurando enumerar alguns conselhos para todos aqueles que estão à procura de um novo desafio profissonal e que querem melhorar o currículo.

Os 4 fatores chave

 
  • Revisão do CV

Algo de extrema importância e que é, segundo os especialistas, subvalorizado. A revisão do CV é determinante para evitar incongruências e, claro, possível erros ortográficos.
 
  • Pegada digital e criatividade

Procuram-se currículos bem organizados e 'clean'. Ainda assim, há que que prestar atenção à área à qual nos nos pretendemos candidatar. Existem funções que apelam à criatividade, o que quer dizer que há documentos com mais margem para serem trabalhados. Outro fator valorizado é a pegada digital: a presença no Linkedin, por exemplo, deve ser coerente com o CV.
 
  • Mostrar quem somos

Fotografia, nome em letras grandes, 'skills' principais (com barras a definir o nível de competência), percurso académico e profissional são suficientes, mas devem refeltir de forma imediata a pessoa “visualmente”.
 
  • CV breve e preciso

O modelo europass deve ser fechado no gaveta. É fundamental que o CV mostre de forma precisa a experiência atual e passada, que pode ser eventualmente reforçada com uma descrição breve das funções.

A parte visual do currículo é extretamente valorizada, sendo referidos alguns programas que podem dar uma ajuda nessa tarefa: Canva, Easel.ly, Kickresume, CvMaker e Flavors.me, foram alguns exemplos dados pelos líderes.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/mercado-laboral/2020/01/22/42169-a-procura-de-emprego-eis-o-que-os-lideres-valorizam-num-cv

Viste os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/