Há sete meses consecutivos que as taxas de juros implícitas no crédito à habitação estão a descer, tendo atingido em fevereiro um novo mínimo histórico. Pela primeira vez, e seguindo uma tendência de queda registada desde agosto de 2019, os juros ficaram abaixo de 1% pela primeira vez nos empréstimos da casa em Portugal, no mês passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta quebra resulta em parte da queda das taxas Euribor - que serve de indexante à maioria dos contratos, e que já anulou boa parte dos spreads nos contratos mais antigos -, e também da tendência de redução da margem comercial aplicada pelos bancos nos novos empréstimos, numa luta por quota de mercado.

Os dados divulgados pelo INE, esta quinta-feira, 19 de março de 2020, mostram assim que a taxa de juro média no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se em 0,997% em fevereiro, abaixo da taxa de 1% registada em janeiro. A taxa média caiu nos financiamentos destinados à construção e aquisição de habitação e manteve-se estável na reabilitação de habitação.

No que diz respeito ao financiamento à compra de casa, que representa a maior fatia no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro média baixou de 1,022% em janeiro para 1,018% em fevereiro. Já no financiamento à construção de habitação, a taxa reduziu-se de 0,815% para 0,809%, enquanto na reabilitação se manteve em 1,115%, o mesmo valor registado em janeiro.

Isto na prática correspondem a boas notícias, porque esta descida das taxas de juro que se tem verificado traduz-se diretamente numa redução dos encargos da família com o pagamento da casa, o que é positivo no atual contexto de crise gerada pelo Covid-19 - e que levou o Governo decidir avançar com uma moratória no crédito à habitação.

Já o capital médio em dívida voltou a aumentar, fixando-se em 53.755 euros em fevereiro, enquanto a prestação média se manteve estável em 247 euros, o mesmo valor registado em janeiro.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/03/19/42788-emprestimos-da-casa-com-taxa-de-juro-abaixo-de-1-pela-primeira-vez

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/