Comprou um novo imóvel, já equipado e com uma decoração até mais recente do que a que tinha ou decidiu mobiliar a sua nova casa com móveis novos? Saiba o que fazer aos móveis da sua antiga casa.

Antes de se desfazer da sua mobília anterior, confira algumas razões para aproveitar os seus móveis antigos: 

Para economizar – para não ter de comprar os móveis de substituição que a casa não tenha; 

Por questões ambientais – prolongar o ciclo de vida dos seus móveis, evitando a produção do mesmo artigo desnecessariamente; 

Conjugação de estilos – mesmo os móveis mais antigos e que até precisem de algum restauro, conjugam de forma interessante com alguns estilos mais modernos.
Seja por questões económicas, de sustentabilidade ou pela ligação dos móveis antigos com a sua história pessoal ou familiar, é possível restaurar alguns dos móveis antigos que ainda tenham utilidade.

7 sugestões para integrar móveis antigos na nova decoração

1. Rever e tratar:

Verifique o estado dos seus móveis antigos, se necessitam de alguma reparação, de lixar ou limpar profundamente. Substitua os acessórios danificados por outros novos.
Se estivermos a falar de um móvel com puxadores estragados, troque-os por uns novos puxadores e verá a diferença.

2. Pintar:

A pintura é a lavagem de rosto que todos os móveis antigos precisam, seja para a mesma cor ou para uma cor diferente.
A tinta de esmalte é, geralmente, a mais indicada. Algumas peças podem ainda ser pintadas com tinta spray.
Pode experimentar apostar nas cores mais vivas e vibrantes, dando um toque especial à divisão da casa onde o vai inserir.

3. Decoupage:

Esta é uma sugestão fácil de fazer, simples e económica para transformar um móvel antigo.
Esta técnica consiste em recortar e colar imagens, previamente selecionadas, conferindo um ar completamente novo ao móvel.
É aconselhável que termine o processo de transformação com um verniz, para maior durabilidade;

4. Revestimento:

Tal como a dica anterior, revestir o móvel com tecido ou papel contact vão conferir-lhe um estilo muito próprio e fazer dele um móvel totalmente novo;
Pode também colocar um novo tampo de madeira ou vidro.

5. Estofar:

Se a lista de móveis antigos se estender a sofás, poltronas, bancos e outros, pode valer a pena trocar o tecido, atualizando a peça, mas mantendo o design original.
Aqui recomenda-se o recurso a profissionais, para obter um trabalho o mais perfeito possível.

6. Separar ou misturar:

Esta dica passa por juntar partes ou totalidades de móveis distintos, num móvel só.
Se da sua casa traz, por exemplo, uma cómoda com espelho, experimente reintegrá-los na nova casa em separado, para fins diferentes.
Por outro lado, imaginemos que tem uma mesa antiga, da qual quer aproveitar apenas o tampo da mesma.
Então, separe o tampo e adicione-lhe pernas novas.

7. Adicionar uma decoração sustentável:

Reaproveite móveis e adicione-lhes um toque de material reciclável.
Por exemplo, reaproveite um antigo tocador e junte-lhe um puff feito com pneus, paletes ou papelão.
Tem imensas ideias disponíveis online para se inspirar.

O que fazer com os móveis que não quero levar para a nova casa?

Se não tem qualquer interesse em levar os móveis da sua antiga casa consigo para a nova morada, seja por falta de espaço, por perda de interesse ou outros, opte por tirar-lhes fotografias e colocar à venda online.
Caso a venda também não seja uma opção para si, opte por doar os seus móveis. Várias instituições e associações aceitam móveis usados e alguns tratam da sua recolha. Numa breve pesquisa poderá encontrar as instituições que aceitam doações, perto da sua área de residência.
Caso o lixo seja o destino dos seus móveis, saiba que deve contactar com a Câmara Municipal da sua residência para que tal faça a recolha dos mesmos.

As Câmaras Municipais têm um serviço de recolha de monos. Deve ser agendada a recolha com as autarquias e uma equipa camarária, com um camião de transportes de grande volume, recolhe os produtos e leva-os para um armazém, onde serão desmontados e tratados, sendo destruídos, reaproveitados ou reciclados.
O serviço de recolha de monos não é gratuito e os preços variam consoante as autarquias, pelo que se deverá informar sobre a tabela correspondente, antes de solicitar a recolha.
O pagamento é exigido no ato da recolha, geralmente.
Abandonar monos num espaço público, para além de contribuir para a poluição, está prevista uma multa por danos em património público, que pode também variar de autarquia para autarquia.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/decoracao-e-estilo-de-vida/mudou-de-casa-e-nao-sabe-o-que-fazer-a-mobilia-da-sua

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/