Quando as férias de verão acabam, muitas casas ficam vazias à espera do retorno de seus proprietários. Isso é perigoso, pois muitos invasores aproveitam esses eventos para entrar em casas vazias, não só para roubar, mas também para ocupá-las.

Você pode ocupar uma casa com alarme?

Os alarmes anti okupas , embora detenham o intruso, não impedem a entrada não autorizada na casa. No entanto, possuir um sistema de alarme em casa torna o despejo mais simples. Não será necessário tomar medidas legais que podem levar anos e acarretar altos custos. Com alarme anti-agachamento, o despejo é imediato e será executado pela polícia.
 
  • Seu funcionamento é o mesmo de um alarme anti-roubo :
  • Se o ocupante entrar, o detector de alarme é ativado e envia um sinal para a Central de Recepção de Alarmes.
  • Esta Central acessa os sistemas de vigilância para verificar se é um salto real ou falso. Se for real, o usuário e as forças de emergência e segurança são notificados.
  • As forças de segurança irão imediatamente para a casa para desocupá-la. Se for a julgamento, os sistemas de vigilância de alarme fornecerão evidências suficientes na forma de imagens.

Consequências da ocupação sem alarme

Se você não tiver alarme, o despejo é muito mais complicado com um processo específico. Nesse caso, é instaurado um processo judicial que pode levar anos para ser resolvido. Este processo exigirá que os ocupantes comparecerem voluntariamente ao juiz.

O que é um alarme de agachamento?

Não há alarme que trate apenas de detectar uma ocupação. Qualquer alarme conectado a um CRA atuará como um alarme de invasão e é o único método infalível para expulsar um invasor de uma propriedade. Além disso, existe a possibilidade de que os posseiros sejam declarados insolventes e não possam pagar nem mesmo as despesas decorrentes da ocupação.

Outras maneiras de evitar uma ocupação

Evitar uma ocupação é quase impossível, pois por mais alarme que você tenha, o intruso pode ocupar a casa. O que pode ser evitado é todo o processo de despejo de julgamento e caro. É verdade que os alarmes têm um poder de dissuasão que faz com que os intrusos prefiram casas desabitadas. Além disso, existem outros métodos para evitar intrusões:
 
  • Finja que a casa está habitada.
  • Portas blindadas especiais com dobradiças anti-furação.
  • Seguro residencial anti-ocupação.

Os vizinhos desempenham um papel muito importante em evitar ocupações.

Como despejar um invasor legalmente?

Antes de 2018, expulsar um intruso era um processo demorado, prejudicando gravemente o proprietário. Felizmente, naquele ano, a lei de despejo expresso entrou em vigor. Para que isso seja utilizado, a notificação à polícia deve ser o mais rápida possível, daí a importância do alarme.

Com esta denúncia à polícia, dois cenários podem ocorrer:
 
  • Se for realizado nas primeiras 48 horas, a polícia pode despejar o posseiro sem apresentação de ordem judicial, pois constitui crime de arrombamento.
  • Se for feito após as primeiras 48 horas, pode-se considerar que o posseiro reside no domicílio, portanto, deverá ser feito o pedido de despejo, que é um procedimento muito mais demorado. Uma forma de mostrar que o invasor está preso há menos de 48 horas é por meio de imagens da câmera de segurança.

Prazos para expulsar um invasor

Após a reclamação, é estabelecido um prazo de cerca de 30 dias para recuperação da casa ocupada. Embora seja uma estimativa, o processo costuma levar, no máximo, cinco meses.

Fonte: https://elblogenergia.com/inmobiliarias/seguridad/alarmas-anti-okupa-segundas-viviendas%20/inmobiliarias/seguridad

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/