Os dados mais recentes relativos às transações de casas e respetivos preços de venda comprovam que o setor imobiliário está de boa saúde em Portugal, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. E a verdade é que a mediação imobiliária tem um aliado poderoso na sua atividade, a internet. Sem ela, como encontrar uma casa para viver ou como mostrar/promover um imóvel, no caso das imobiliárias, em tempos de confinamento? Mas também é fundamental contar com a tecnologia agora na hora de retomar a atividade de portas abertas.

Segundo um artigo de opinião publicado por Marco Gouveia, Google Regional Trainer e Digital Marketing Trainer & Consultant, no blog de Massimo Forte - formador especializado e autor dos 'best sellers' “Angariar para Vender” e “O Poder da Prospeção” -, 95% das pesquisas na internet são feitas no Google, o maior motor de pesquisa do mundo.

“A forma como se fazem negócios não vai voltar ao que era, pelo que é tempo, mais do que nunca, de finalmente criar a simbiose perfeita entre online e offline. Hoje em dia, raramente um cliente bate à porta de uma imobiliária sem, antes, ter feito uma boa pesquisa no Google sobre o imóvel que deseja. Por isso, para profissionais que atuam neste ramo, ter as páginas do seu website na primeira página de resultados do Google ou impactar o seu público-alvo com anúncios relevantes para eles é imprescindível para a captação e retenção de clientes”, lê-se no artigo.

A importância do Google Ads e do SEO

Segundo Marco Gouveia, “quanto mais cedo” os profissionais do setor da mediação imobiliária começarem “a consolidar a sua presença no digital, mais cedo chegarão os resultados”. O especialista apresenta, de resto, duas estratégias para alavancar as vendas através da internet – Google Ads e Search Engine Optimization (SEO) –, dando também dicas para as executar de forma eficiente.

“Quando se trata de meios de publicidade online para o mercado imobiliário, a plataforma predileta é, sem dúvida, o Google Ads”, comenta.

No caso do Google Ads, Marco Gouveia sugere às imobiliárias, por exemplo, segmentar os anúncios por localização: "A partir do momento em que segmenta os seus anúncios, consegue delimitar o alcance dos mesmos, tornando-os mais eficientes. Existe um variadíssimo leque de critérios de segmentação possíveis. Neste caso, acredito que a segmentação por localização seja essencial. Não adianta muito criar um anúncio para vender um imóvel em Lisboa e estar a anunciar para pessoas que se encontram em Faro e nunca mostraram qualquer interesse em mudar-se para Lisboa ou ter uma casa em Lisboa (...). Por isso, por que razão deve estar a desperdiçar o seu dinheiro em anúncios para essas pessoas? Não faça isso! Segmente para o seu público-alvo. Querer chegar a todo o lado é o caminho para não conseguir chegar a lado nenhum", aconselha.

Sobre a importância do SEO, Marco Gouveia refere que é, para si, “a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões”. “O SEO corresponde ao conjunto de ações destinadas a melhorar a posição de uma página, ou conjunto de páginas, de um website nos resultados dos motores de pesquisa. Quanto melhor for a posição das suas páginas, mais visitantes terá, elevando a probabilidade de conseguir fechar mais vendas”, explica.

Uma das dicas dadas por Marco Gouveia relativamente ao uso do SEO é a necessidade de oferecer uma boa experiência de navegação ao utilizador. "Além de produzir conteúdo relevante para os utilizadores, deve certificar-se de que, assim que entram no seu website, vão ter uma ótima experiência de navegação. Como? Assegurando que as suas páginas web carregam rapidamente; são funcionais em todos os dispositivos, isto é, responsivas (especialmente em dispositivos móveis); são de fácil leitura; têm uma navegação intuitiva; não têm anúncios intrusivos", explica.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2021/03/24/46726-a-importancia-da-internet-e-do-google-para-a-mediacao-imobiliaria

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