Com o regresso do confinamento, teletrabalho e aulas às distância, voltaram as queixas por causa da internet lenta um pouco por todo o país. A “lentidão” é normal, uma vez que o tráfego aumentou, seja por causa das milhares de pessoas em casa em videoconferência, a utilizar serviços de streaming para ver séries ou filmes, entre muitas outras tarefas e/ou atividades para as quais o recurso à internet é fundamental. Há forma de melhorar esta situação? Sim. Com alguma paciência e "truques".

“A realidade é que as redes móveis e as redes fixas não estão preparadas para tanto tráfego”, explica ao Público Luís Manuel Correia, investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento de Lisboa (Inesc ID).
Mas não só. O facto de muitas comunicações online envolverem servidores estrangeiros também influencia. “Se as ligações a esses países estiverem sobrecarregadas, resultam em lentidão”, acrescenta Paulo Pereira, investigador do Inesc ID que se foca em redes sem fios e gestão de redes.
E deu um exemplo: “a aplicação Zoom, geralmente usa servidores na Alemanha ou noutro país.”

Ainda assim, os investigadores sugerem algumas dicas que podem ajudar a combater a lentidão. A começar desde logo pela gestão de consumos em casa. É de evitar estar a ver filmes ou séries online, por exemplo, quando alguém está em aula ou numa reunião por videoconferência.

Em horas de maior tráfego, explicam ainda, pode ser boa ideia aceder a redes sociais ou ao email em formato mobile ou lightweight do computador. O que é isso quer dizer? Que basta acrescentar um “m” e um ponto depois do endereço.
Por exemplo m.facebook.com ; m.gmail.com ; m.twitter.com.
Os especialistas ouvidos pelo jornal recomendam ainda ligar o computador diretamente ao router com um cabo de rede; quando não for possível, trabalhar mais perto do router; tentar trabalhar em horas de menor tráfego (de noite há mais pessoas a ver vídeos); ou pedir à operadora de telecomunicações para mudar o canal do router (pode fazer-se isto na Área de Cliente online).

Tarifa social de internet deve chegar até ao verão

O ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Sisa Vieira, espera que a tarifa social de internet, que é dirigida a famílias carenciadas, esteja disponível "até junho" deste ano. O governante falava em audição regimental do Ministério da Economia, na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, segundo a Lusa. "O nosso objetivo é tê-la [tarifa social de internet] até junho", afirmou o ministro, sublinhando que esta medida é "dirigida a famílias carenciadas", que já beneficiam da tarifa social de eletricidade. No âmbito desta medida, as famílias podem "beneficiar de ligações de internet a preço reduzido", sublinhou Siza Vieira.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/tecnologia/2021/02/11/46228-dicas-para-ter-uma-internet-mais-rapida

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/