Entramos no ano novo e todos queremos saber o que vai aumentar para os contribuintes e que preços se vão manter. Desde as tabelas de IRS, à tarifa da eletricidade ou ao preço do pão. Saiba o que muda e o que se mantêm.

Tabelas de IRS para 2021

As novas tabelas de retenção na fonte de IRS já são conhecidas. Podemos constatar uma descida média de 2 por cento e que tem efeitos já neste mês de janeiro. Pode confirmar estas novas tabelas de retenção do IRS.
Pode consultar o despacho (Despacho nº 11886-A/2020) publicado em Diário da República no início de dezembro de 2020.

Rendas

As rendas em 2021 vão manter-se inalteradas. A razão está relacionada o facto de que a inflação dos 12 meses terminados em agosto ficou “negativa”.
Como a atualização das rendas cobradas é feita com base no valor da inflação, sendo esta negativa (cifrou-se em -0,03%), não haverá atualização das rendas este ano.

Pão

O preço do pão poderá sofrer um aumento. As razões principais prendem-se com o aumento do salário mínimo nacional e com o aumento do preço das matérias-primas.
Mas a decisão final é de cada empresa, até porque o peso e o preço do pão são livres.

Eletricidade

Os consumidores do mercado regular vão ter uma descida no preço da eletricidade de 0,6 por cento, já a partir deste mês de janeiro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
E quem irá beneficiar desta descida? Os consumidores do mercado regular e os que estão no mercado livre, com uma tarifa equiparada.

Transportes

De acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), os preços do transporte público coletivo de passageiros não vão sofrer alterações em 2021, exceção feita às viagens no Alfa Pendular, que terão um aumento de preço de 0,5%.

Portagens

Tal como aconteceu em 2020, os preços da maior parte das portagens não se irá alterar. Em alguns casos, vai mesmo haver alguns descontos: 

Autoestradas A22, A23, A24 e A25 com descontos de 50% no preço da taxa de portagem e com desconto de 75% no preço da taxa de portagem no que diz respeito a veículos não poluentes e elétricos ·
Autoestradas da Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral com os mesmos descontos acima indicados mas a partir de 1 de julho de 2021.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/financas/precos-para-2021

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/